Professores, gestores, vice-gestores, supervisores e equipes de apoio da Secretaria Municipal de Educação foram testados para Covid-19 durante as últimas semanas, eles foram submetidos a testes rápidos (IgG e IgM). Foram, cerca de 300 profissionais testados. A ação integra o plano de ampla testagem do governo municipal que visa identificar e prevenir o mais precocemente a disseminação do vírus.A Secretária de Educação, Verônica Damascena, disse que essa ação é mais uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com foco na perspectiva de atenção à saúde do servidor da educação. "Essa ação tem o foco na prevenção do adoecimento e no cuidado com o servidor, acolhendo-o e oferecendo-lhe atendimento caso apresente sintomas que indiquem a possibilidade de contaminação pelo coronavírus. Além disso, ele ajuda a identificar e prevenir o mais precocemente a disseminação do vírus no seu ambiente de trabalho e familiar", enfatizou."Achei importante esse olhar cuidadoso da SMEDUC para os funcionários. A iniciativa de proporcionar este teste é de suma importância na prevenção e proteção da população", declarou a professora Joseane Gomes.Ampla TestagemA Secretaria Municipal de Saúde reforça que continua fazendo ampla testagem nas Unidades de Saúde do município para pessoas que estão assintomáticas. O paciente deve entrar em contato com sua Unidade de Saúde para saber os dias de realização e levar cartão do SUS e CPF. As pessoas que apresentam sintomas, no entanto, devem procurar atendimento médico. "Orientamos que se dirijam ao Centro de Combate à Covid-19, localizado no PSF Daura Ribeiro, pois, se confirmado a doença, receberá as orientações e procedimentos cabíveis", enfatizou o Secretário de Saúde, Hermano Cruz.A ampla testagem e as medidas preventivas, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações são as maneiras eficazes de evitar a proliferação do novo coronavírus. "Os cidadãos que não apresentam sintomas, mas que estão com a doença, muitas vezes transmitem para diversas pessoas sem saber. Com esta ampla testagem, tentaremos identificá-los, para tentar conter a propagação do vírus, e é muito importante que a população siga as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, para proteger a si e aos demais", comentou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Girlene Motta.
Professores, gestores, vice-gestores, supervisores e equipes de apoio da Secretaria Municipal de Educação foram testados para Covid-19 durante as últimas semanas, eles foram submetidos a testes rápidos (IgG e IgM). Foram, cerca de 300 profissionais testados. A ação integra o plano de ampla testagem do governo municipal que visa identificar e prevenir o mais precocemente a disseminação do vírus.
A Secretária de Educação, Verônica Damascena, disse que essa ação é mais uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com foco na perspectiva de atenção à saúde do servidor da educação. "Essa ação tem o foco na prevenção do adoecimento e no cuidado com o servidor, acolhendo-o e oferecendo-lhe atendimento caso apresente sintomas que indiquem a possibilidade de contaminação pelo coronavírus. Além disso, ele ajuda a identificar e prevenir o mais precocemente a disseminação do vírus no seu ambiente de trabalho e familiar", enfatizou.
"Achei importante esse olhar cuidadoso da SMEDUC para os funcionários. A iniciativa de proporcionar este teste é de suma importância na prevenção e proteção da população", declarou a professora Joseane Gomes.
Ampla Testagem
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que continua fazendo ampla testagem nas Unidades de Saúde do município para pessoas que estão assintomáticas. O paciente deve entrar em contato com sua Unidade de Saúde para saber os dias de realização e levar cartão do SUS e CPF. As pessoas que apresentam sintomas, no entanto, devem procurar atendimento médico. "Orientamos que se dirijam ao Centro de Combate à Covid-19, localizado no PSF Daura Ribeiro, pois, se confirmado a doença, receberá as orientações e procedimentos cabíveis", enfatizou o Secretário de Saúde, Hermano Cruz.
A ampla testagem e as medidas preventivas, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações são as maneiras eficazes de evitar a proliferação do novo coronavírus. "Os cidadãos que não apresentam sintomas, mas que estão com a doença, muitas vezes transmitem para diversas pessoas sem saber. Com esta ampla testagem, tentaremos identificá-los, para tentar conter a propagação do vírus, e é muito importante que a população siga as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, para proteger a si e aos demais", comentou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Girlene Motta.