O prefeito de Jacaraú, Elias Costa (MDB), viajou para Brasília onde está participando da Mobilização dos Prefeitos contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).Durante os dias 15 e 16 de agosto, prefeitos de todo o Brasil estarão reunidos na capital federal para debater a crise na arrecadação dos municípios. Na pauta está a reforma tributária e busca de alternativas diante do cenário alarmante em que se encontra os municípios brasileiros.De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) metade dos municípios está no vermelho e as prefeituras estão em uma crise geral que está preocupando todos os gestores.A brusca queda do repasse do FPM as prefeituras é periclitante para a manutenção dos serviços dos governos municipais, principalmente para os municípios do interior que dependem prioritariamente deste fundo para manter os principais serviços em atividade.O prefeito Elias comentou a respeito da queda do FPM: "A situação é preocupante, onde tivemos uma queda do FPM de 21% no mês de julho e uma previsão de aproximadamente 60% no mês de agosto, comparado ao ano anterior; outro fator preocupante é a demora no repasse das emendas parlamentares, que compromete as ações de infraestrutura e serviços, assim como, o repasse do reajuste da classe de enfermagem," pontuou.Na oportunidade, o gestor estará visitando gabinetes de deputados e senadores em busca de soluções para reverter a situação que está preocupando a cidade (Jacaraú) e todos os demais municípios.
O prefeito de Jacaraú, Elias Costa (MDB), viajou para Brasília onde está participando da Mobilização dos Prefeitos contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Durante os dias 15 e 16 de agosto, prefeitos de todo o Brasil estarão reunidos na capital federal para debater a crise na arrecadação dos municípios. Na pauta está a reforma tributária e busca de alternativas diante do cenário alarmante em que se encontra os municípios brasileiros.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) metade dos municípios está no vermelho e as prefeituras estão em uma crise geral que está preocupando todos os gestores.
A brusca queda do repasse do FPM as prefeituras é periclitante para a manutenção dos serviços dos governos municipais, principalmente para os municípios do interior que dependem prioritariamente deste fundo para manter os principais serviços em atividade.
O prefeito Elias comentou a respeito da queda do FPM: "A situação é preocupante, onde tivemos uma queda do FPM de 21% no mês de julho e uma previsão de aproximadamente 60% no mês de agosto, comparado ao ano anterior; outro fator preocupante é a demora no repasse das emendas parlamentares, que compromete as ações de infraestrutura e serviços, assim como, o repasse do reajuste da classe de enfermagem," pontuou.
Na oportunidade, o gestor estará visitando gabinetes de deputados e senadores em busca de soluções para reverter a situação que está preocupando a cidade (Jacaraú) e todos os demais municípios.