Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de ações voltadas para a prevenção do suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Caps, realizaram hoje (14), uma caminhada, que percorreu as ruas do centro até o ginásio Lisboão, com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir o assunto e conhecer as medidas preventivas e de tratamento. Durante o trajeto, os profissionais da área abordaram as pessoas, entregando panfletos e orientando sobre a importância de falar sobre o tema e os participantes exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo.Nove em cada 10 mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: o Dia D do mês que celebra e reforça a importância do tema: o setembro amarelo. O suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Só perde para acidentes.PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO:Prevenir e valorizar a vida são temas que precisam ser discutidos de setembro a setembro. Por isso, o governo municipal conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), O Centro Municipal de Especialidades CMES e Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, disponibilizam uma equipe especializada para acolher pacientes que precisam de ajuda psicológica. A prevenção deve ser realizada de forma conjunta, com escuta e acolhimento. É importante sempre observar os sinais e evitar julgamentos. Cuidar do próximo é primeiro passo para salvar uma vida.
Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de ações voltadas para a prevenção do suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Caps, realizaram hoje (14), uma caminhada, que percorreu as ruas do centro até o ginásio Lisboão, com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir o assunto e conhecer as medidas preventivas e de tratamento. Durante o trajeto, os profissionais da área abordaram as pessoas, entregando panfletos e orientando sobre a importância de falar sobre o tema e os participantes exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo.
Nove em cada 10 mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: o Dia D do mês que celebra e reforça a importância do tema: o setembro amarelo. O suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Só perde para acidentes.
PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO:
Prevenir e valorizar a vida são temas que precisam ser discutidos de setembro a setembro. Por isso, o governo municipal conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), O Centro Municipal de Especialidades CMES e Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, disponibilizam uma equipe especializada para acolher pacientes que precisam de ajuda psicológica. A prevenção deve ser realizada de forma conjunta, com escuta e acolhimento. É importante sempre observar os sinais e evitar julgamentos. Cuidar do próximo é primeiro passo para salvar uma vida.