Atualizado em: 14 de abril de 2021 às 11:08h
Encontre o que você precisa aqui:

Governo Municipal de Jacaraú realiza ampla testagem para Covid-19 nas Unidades de Saúde do município.

Início Governo Municipal de Jacaraú realiza ampla testagem para Covid-19 nas Unidades de Saúde do município.

No sentido de tornar mais fortalecido o trabalho de prevenção e combate à COVID-19, esforço que tem demandado prioridade e preocupação da Gestão Municipal, o Governo Municipal de Jacaraú, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça uma nova frente de ação disponibilizando ampla testagem para a população sem sintomas. O objetivo é tentar identificar o maior número possível de cidadãos assintomáticos.

Estão sendo feitos testes na Unidades de Saúde para a população assintomática, nos turnos manhã e tarde. Será necessário usar máscara e levar cartão do SUS e CPF. A Secretaria de Saúde continua fazendo os testes em todos pacientes com sintomas no Ginásio o Lisboão por agendamento.

Segundo o secretário de Saúde, Hermano Cruz, instituições diversas, tais como a Organização Mundial da Saúde – OMS, reconhecem que a testagem é uma das maneiras mais eficazes de evitar a proliferação do novo coronavírus. “Os cidadãos que não apresentam sintomas, mas que estão com a doença, muitas vezes transmitem para diversas pessoas sem saber. Com esta ampla testagem, tentaremos identificá-los, para tentar conter a propagação do vírus”, comentou ele.

As pessoas que apresentam sintomas, no entanto, devem procurar atendimento médico. “Orientamos que se dirijam ao Centro de Combate à Covid-19, localizado no PSF Daura Ribeiro, pois, se confirmado a doença, receberá as orientações e procedimentos cabíveis. Ressaltamos também a importância de todos seguirem as medidas sanitárias, pois o Hospital referência da nossa cidade, o HGM em Mamanguape, dispõe apenas de leitos para pacientes de Covid grave, sendo impossibilitado a remoção de pacientes com outras doenças”, enfatizou a coordenadora de vigilância em saúde, Girlene Motta.

“Mais um trabalho importante no enfrentamento desse vírus terrível. A gente pretende ampliar o acesso da população aos testes, principalmente das pessoas que apresentam sintomas e precisam de atendimento seguro. Mas a população, sem exceção, deve usar máscara de proteção, lavar as mãos constantemente, usar álcool em gel, evitar qualquer forma de aglomeração e manter o distanciamento social. A responsabilidade é de cada um e a luta é de todos nós”, alertou o prefeito Elias Costa.

Foi anunciado, na última semana, ações de fiscalização e ampliação das medidas de combate à COVID-19. As ações têm como objetivo manter a cidade segura e diminuir os recentes índices de contaminação provocados pela doença.

O Governo Municipal ampliou, ainda, as ações de conscientização da população através de carros de som em ruas, ações de desinfecção de ruas e locais públicos também foram estendidas a todos os pontos de grande circulação de pessoas no município e ações de fiscalização e orientação do comércio, como orienta o Decreto Municipal 012/2021.

Confira o cronograma de testagem semanal para população sem sintomas: 

Confira o áudio de divulgação e alerta:

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support