Os estudantes jacarauenses Vanuza Coutinho, Emilly Vitória, José Hyago Fernandes, João Henrique Vitor e José Itaelisson Oliveira, todos da Escola Senador Ruy Carneiro, que foram convocados e participaram na modalidade Atletismo, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021, no Rio de Janeiro, tiveram uma experiência que recordarão para sempre em suas vidas.
Não só o fato de representar o estado, mas a sua cidade (Jacaraú), esses estudantes desempenharam sua participação com força de vontade e o sonho de um dia poder ir mais longe.
Um dos grandes responsáveis para a concretização desse primeiro passo de um projeto promissor é o professor Adilson Santos. O professor de educação física é um profissional qualificado e vem treinando esses adolescentes há anos e revelando grandes atletas no município.
Apesar de não terem conseguido trazer medalhas, Adilson expressou seu orgulho e agradecimento. “Sabemos que, as dificuldades que enfrentamos, nos coloca em situação de desigualdade com outros estados, mas isso apenas nos faz acreditar que temos atletas talentosos, que quando começarem a dispor de condições de treinamento parecidas com os concorrentes, muitas conquistas virão. E hoje nós já temos 3 promissores jovens entre os 20 melhores do Brasil. Destaque-se José Itaelisson, 9° melhor lançador de Dardo do Brasil, e ele era o mais novo na competição. Grande promessa. Gostaria de agradecer aos jovens treinadores do Projeto Atletismo Jacarauense pelo empenho em contribuir para a evolução desses atletas, Itaelson Oliveira, Josias Cavalcante, Damily Pires, Jainny Martins e Gabriel Willians se mostram promissores treinadores de atletismo. Agradeço também a nossa Ariane Soares, que fez de toda a parte burocrática para que nossos atletas pudessem participar dos JEB’s. Agradeço especialmente a gestão e coordenação da Escola Senador Ruy Carneiro, a Secretária de Educação Verônica, ao Secretário de Esportes e Cultura Nanan, ao Diretor de transporte Marcelo, aos motoristas Shaolin e Antônio, ao Vice-prefeito Márcio e ao Prefeito Elias. Muito obrigado pela força e pelo empenho que possibilitaram que estes jovens pudessem vivenciar um evento desse porte. Foram cerca de 6 mil adolescentes que estiveram disputando esses eventos no Rio de Janeiro”, finalizou.
O apoio de patrocinadores e o incentivo do professor foi possível proporcionar para esses estudantes uma oportunidade de mostrar a capacidade e o talento de cada um.
Para o Professor Adilson, o ano de 2022 promete ser o melhor para o atletismo de Jacaraú, pois existe a possibilidade real de termos, pela primeira vez, ao menos um atleta integrando a seleção brasileira. Segundo ele: “Temos alguns jovens focados e com imenso potencial em chegar ao topo, mesmo com todas as dificuldades, já no próximo ano, a evolução em treinos e competições mostram que o sonho é possível.”
Outras competições irão acontecer e com certeza esse e outros atletas continuarão representando e enchendo de orgulho o município de Jacaraú.
Parabéns aos estudantes, parabéns ao professor Adilson e que este projeto continue revelando atletas.