Atualizado em: 29 de setembro de 2023 às 12:39h
Encontre o que você precisa aqui:

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico

Autor: Assessoria

Embrapa promove dia de campo em Jacaraú e aborda manejo fitossanitário para cajueiros

A Embrapa promoveu nesta quinta-feira, 27, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, um dia de campo no sítio Cajueiro, abordando manejo fitossanitário para cajueiros. O evento contou com a mediação de pesquisadores e técnicos da Unidade em palestras sobre controle Fitossanitário, ou seja, manejo e controle das principais pragas e doenças […]

27/10/2022 21h50 Atualizado há 11 meses atrás

A Embrapa promoveu nesta quinta-feira, 27, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, um dia de campo no sítio Cajueiro, abordando manejo fitossanitário para cajueiros.

O evento contou com a mediação de pesquisadores e técnicos da Unidade em palestras sobre controle Fitossanitário, ou seja, manejo e controle das principais pragas e doenças e condução de plantas de cajueiro-anão (tutoramento, adubação, poda etc.). A capacitação faz parte do conjunto de ações previstas no projeto de revitalização da cajucultura realizado pela Embrapa em parceria com o Governo Municipal de Jacaraú.

Lindemberg Mesquita, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, abordou o controle fitossanitário do cajueiro, que corresponde a métodos utilizados para evitar a propagação de pragas e doenças nas plantações. “A parte de manejo e controle fitossanitário de qualquer cultura tem vários pontos que a gente tem de focar direitinho. O primeiro ponto é a necessidade do produtor ou do técnico que orienta identificar bem os agentes causais, porque são as espécies que determinam o método de controle em função do comportamento de cada uma.

Por fim, o pesquisador comentou sobre a importância da boa condução das mudas em seu primeiro ano de vida para o desenvolvimento de uma planta conformada e saudável: “Para você ter uma planta produtiva, por exemplo, é necessário haver uma conformação da copa e, para isso, você só consegue se for podando, em função do aparecimento de novas brotações. Então, essa primeira preocupação é essencial para que você tenha uma planta com uma conformação adequada”, afirmou.

Atualmente o município conta com quatro unidades de referência tecnológica, onde estão sendo cultivadas 204 mudas de caju adaptadas às condições de cada região.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support