Atualizado em: 1 de março de 2024 às 9:26h

Em Jacaraú, Projeto Salta-Z é inaugurado no sítio Jatobá.

O governo municipal de Jacaraú em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) entregou na manhã desta sexta-feira (03), no sítio Jatobá, zona rural de Jacaraú, o projeto Salta-Z. Desde o mês de outubro estavam sendo realizados testes e análises para a implantação do projeto na comunidade, que transforma água suja em potável para […]

03/12/2021 22h59 Atualizado há 2 anos atrás

O governo municipal de Jacaraú em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) entregou na manhã desta sexta-feira (03), no sítio Jatobá, zona rural de Jacaraú, o projeto Salta-Z. Desde o mês de outubro estavam sendo realizados testes e análises para a implantação do projeto na comunidade, que transforma água suja em potável para o consumo humano em comunidades rurais.

O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.

O prefeito Elias Costa, o vice Márcio Aurélio, secretários, vereadores, a Superintendente Estadual da Paraíba – Virginia Maria Peixoto Velloso Borges – e a Chefe do Serviço de Saúde Ambiental – Roseane Batista da Cunha – realizaram a entrega do projeto para toda a comunidade.

Com a implantação do projeto, além do Jatobá serão contempladas as comunidades do Cajueiro e Cunha. Serão atendidas um total de 80 famílias e 232 pessoas no Jatobá, sendo que a água pode ser utilizada por qualquer pessoa. A água ficará disponível das 05h da manhã às 17h. Após esse período, técnicos adicionam os produtos no sistema para garantir a potabilidade da água, explicou a engenheira, Amanda Ribeiro.

“Essa é a primeira unidade instalada no município e para nós é um grande orgulho poder oferecer água tratada para os moradores aqui do Jatobá e região, agradeço ainda toda parceria com a Funasa, em nome da Superintendente Estadual da Paraíba, Virgínia Velloso e da Chefe do Serviço de Saúde Ambiental, Roseane Batista.” afirmou o prefeito Elias Costa.

Durante a solenidade ainda foi revelado que em breve também será instalado um projeto no Sítio Formosa.

Ordem de Serviço

O prefeito Elias ainda assinou duas ordens de serviço autorizando uma pavimentação no sítio Cajueiro e outra no sítio Jerimum. É mais desenvolvimento e melhor acessibilidade para os moradores da região.