Atualizado em: 30 de junho de 2022 às 16:57h
Encontre o que você precisa aqui:

CAPS realiza caminhada pela luta antimanicomial.

Início CAPS realiza caminhada pela luta antimanicomial.

A luta antimanicomial é um movimento a favor dos direitos da pessoa com transtorno mental e o combate à lógica de que as pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas em ambientes fechado, internações em hospitais psiquiátricos, isoladas do convívio social e familiar. Defendendo o direito que todo cidadão deve ser livre, ter autonomia, cuidado humanizado e inserção social.

O CAPS Jacaraú luta para que o direito seja garantido e tenta evitar as internações e a exclusão do paciente mental e realizou uma passeata pelo município.

A coordenadora do CAPS Jacaraú reforça que é preciso mobilizar a sociedade contra os manicômios. “Manicômio oprime e segrega. A gente está aqui para dizer ‘não’ aos retrocessos na política de saúde mental”, afirma. De acordo com Gladyscea, a alternativa que os movimentos defendem é uma política de cuidado integral em liberdade. “Queremos ampliar espaços de convivência e mais residências terapêuticas. A gente quer que essa rede se amplie cada vez mais e que a ótica da segregação não seja mais usada em nenhum local de cuidado”, explica Gladyscea.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support