Atualizado em: 20 de outubro de 2021 às 16:58h
Encontre o que você precisa aqui:

Jacaraú realizou audiência pública virtual da saúde.

Início Coronavírus Coronavírus – Notícias Jacaraú realizou audiência pública virtual da saúde.

Aconteceu nesta sexta-feira (27) a audiência pública virtual da saúde da cidade de Jacaraú com o tema: Desafios do SUS frente à pandemia da Covid-19 em Jacaraú.

A audiência tem como principal objetivo reunir propostas e sugestões da população para melhorar as políticas públicas da saúde do município. As propostas serão elaboradas em um documento para o Plano de Saúde referente ao período de 2022-2025.

Representantes do governo e da sociedade civil irão participar através de um link, onde poderão sugerir e destacar os principais desafios que a saúde do município deverá enfrentar no próximo quadriênio.

O prefeito Elias Costa explanou a importância da realização deste evento para a população. “Os desafios que a saúde irá encarar nesse novo plano municipal de saúde são diversos, então é importante nos prepararmos, o que sugerirmos diante dessa audiência pública é fundamental. Sabemos que temos tido muitos avanços nesses quatro anos, porém desafios maiores teremos nos próximos quatro anos, e principalmente hoje, essa audiência ela veio coroar. A gente zerou os casos de Covid-19 em Jacaraú, e quero pedir uma salva de Palmas para a vigilância em saúde e todos da equipe da saúde”, disse.

O gestor ainda lembrou de todo o esforço e trabalho dedicado nessa pandemia que todos os profissionais da saúde dedicaram e ainda continuam trabalhando intensamente. Elias ainda falou que em breve será inaugurado a nova sede do SAMU.

O vice, Márcio Aurélio, destacou o seguinte: “Uma audiência pública é de suma importância nesta época de pandemia que estamos graças a Deus, como disse o prefeito, com os casos ativos zerados. Rezando e rogando sempre pela saúde de todos. Tivemos perdas irreparáveis para a nossa sociedade e lamentamos muito isso. Mas, parabenizar a todos os guerreiros e guerreiras da saúde por desempenhar com tanto afinco, tanta dedicação, dando o seu melhor para a saúde de nossos munícipes. E esse trabalho bem feito, bem realizado surtiu efeito na audiência pública de 2017, onde conversava com o prefeito e com o secretário e conseguimos cumprir com os planos traçados. Então, é importante que você participe e agradecendo a todos que já deram sua opinião, sua sugestão para este plano que estamos formando”, falou Márcio.

Hermano Cruz, o secretário de saúde de Jacaraú, disse que, “É de grande contribuição a sua participação, a participação de todos. A opinião juntamente com toda a população e o poder público, vai nortear, vai traçar diretrizes para que possamos botar no papel e jogar na prática tudo que a gente conseguiu na última audiência e conseguiremos se Deus quiser nesse plano municipal de saúde de 2022 a 2025. Então, é de muita importância participação do público, que dê sugestões, que interaja com o município, até porque como frisou o prefeito, o vice, toda solicitação feita na audiência anterior cumprimos. Tudo isso é gerido com responsabilidade de recurso, é nosso nome que está na frente. Temos todo o compromisso e toda responsabilidade com o dinheiro público”, finalizou.

O presidente do conselho municipal de saúde, José Roberto, também pontuou em sua fala os objetivos da audiência. “Destacamos que o objetivo da audiência pública é que possamos elaborar propostas para ser complementadas para o plano de saúde de 2022-2025. Que possamos sair daqui esta noite com propostas que venha melhorar as políticas públicas em saúde do nosso município, disse o presidente do conselho.

Após as falas das autoridades, a equipe técnica da secretaria de saúde apresentaram para o público, que acompanhou pelas redes sociais, gráficos, soluções e perspectivas para Jacaraú.

A coordenadora da atenção primária, Maria Aparecida Batista, falou dos avanços que aconteceram no município.

Serviços de exames laboratoriais, realizados duas vezes na semana em gestantes, no Centro Municipal de Especialidades da Saúde (CMES); serviço humanitário, a importância de um bom planejamento; transporte de qualidade e a sensibilidade do gestor, foram alguns dos pontos citados pela coordenadora. Destacando também as 7 unidades de, sendo duas âncoras na zona rural, 1 na Pitanguinha e 1 no Cajueiro.

A coordenadora da vigilância em saúde, Girlene Motta, iniciou sua fala comentando sobre a origem do novo coronavírus no mundo.

Girlene mostrou que em Jacaraú o primeiro caso registrado ocorreu em maio de 2020 e também o primeiro óbito. Ainda foi informado que o município iniciou as medidas de segurança criando uma sala de isolamento no Centro de Saúde Daura Ribeiro.

O município investiu no combate contra a Covid-19 com a realização de exames e compra de equipamentos de segurança. Testagem em massa da população, ações com grupos de risco, EPI’s, Organização dos serviços de saúde para garantir os atendimentos, adesão ao centro do Covid-19, aquisição de medicamentos, organização de espaços públicos e inspeções e fiscalizações em órgãos públicos e privados, foram algumas das soluções durante a pandemia em Jacaraú.

Com o início da campanha de vacinação os números de casos e óbitos foram tendo uma diminuição visivelmente satisfatória. O governo municipal de Jacaraú juntamente com a secretaria de saúde realizam a imunização da população ininterruptamente e os resultados vem acontecendo, como por exemplo, nenhum caso ativo registrado atualmente.

LINK PARA PARTICIPAÇÃO:

https://form.jotform.com/governomunicipaldejacarau/plano_de_saude_jacarau_2022-2025

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support