O municio de Jacaraú, localizado no Vale do Mamanguape, continua demonstrando seus avanços na área educacional e desta vez o destaque é para o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB).
Os dados calculados na cidade obtiveram um resultado de 4,3, a pontuação subiu em relação a 2019 que foi de 4,1. O índice é calculado a cada dois anos e foi criado em 2015.
Os esforços realizados pela secretária de educação, Verônica Damascena, juntamente com o governo municipal são reflexo de uma gestão comprometida com a qualidade do ensino municipal. Mesmo diante da pandemia o crescimento da educação jacarauense é evidenciada com resultados de índices (como este) que qualificam e apontam os avanços e o que ainda pode ser melhorado.
A qualidade do ensino e a metodologia aplicada para uma melhor aprendizagem dos estudantes são fatores que a educação do município hoje é referência para o grande avanço em que se encontra atualmente.
Valorização do profissional, melhorias nas unidades escolares, merenda de qualidade, docentes capacitados, são alguns dos investimentos que o governo municipal vem realizando no decorrer dos anos, e assim, o desenvolvimento e progressão do ensino é evidenciado com a divulgação de índices que analisam todos os municípios brasileiros.
IOEB
É um índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios e Estados brasileiros para garantir melhores oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes, jovens e adultos que lá vivem. Leva em conta dados que indicam a qualidade do ecossistema de educação de um determinado território.
O Ioeb usa os dados do estado ou município como unidade de análise, capturando os matriculados em todas as redes e também aquelas crianças e jovens em idade escolar, mas que estão fora da escola.