NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 205 dia(s)

Governo de Jacaraú entrega 10 novos veículos à população

Na tarde desta quinta-feira (02), o Governo de Jacaraú entregou à população 10 novos veícu [...]

#Educação Há 234 dia(s)

Secretaria de Educação entrega tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino

O Governo Municipal de Jacaraú através da Secretaria Municipal de Educação deu início na ú [...]

#Cultura Há 235 dia(s)

Programação do Arraiá do Interior 2024 é divulgada

Atividades acontecerão de 1º de junho a 26 de julho, nas cidades de Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Caiçara e Jacaraú.

#AssistênciaSocial Há 241 dia(s)

Governo de Jacaraú entrega Kit Peixe do programa municipal Páscoa com Cidadania

Através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, o Governo Municipal de Jacaraú [...]

#AssistênciaSocial Há 246 dia(s)

Governo de Jacaraú entrega 7 toneladas de alimentos do PAA Municipal

O Governo Municipal de Jacaraú realizou na última sexta-feira, 22, mais uma entrega de ali [...]

#Cultura Há 250 dia(s)

Programação do Arraiá do Interior será lançada dia 02 de abril

A programação oficial do "Arraiá do Interior", projeto que une os municípios de Duas Est [...]

#Saúde Há 253 dia(s)

Campanha contra influenza é realizada de 18 de março a 31 de maio

Começa nesta segunda-feira (18), em todo o território da Paraíba, a campanha de vacinaçã [...]

#Saúde Há 254 dia(s)

Governo de Jacaraú realiza mamografias com caminhão amigo do peito na Formosa

Mantendo o compromisso da gestão com a saúde do município, a Secretaria Municipal de Saú [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito