A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja em potável para o consumo humano em comunidades rurais.O projeto Salta-Z é uma parceria da FUNASA e Governo Municipal de Jacaraú, que já se encontra nos ajustes finais para entrega a população e as análises tiveram bons resultados, dessa forma levando água potável para a comunidade do Jatobá, zona rural, da cidade de Jacaraú.O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.O prefeito Elias Costa, acompanhado do vice-prefeito Márcio Aurélio e secretário de infraestrutura, Claudemir Costa, estiveram no sítio Jatobá para conferir o processo final de testes do projeto, ele agradeceu o empenho da equipe atuante no processo de instalação do sistema e a parceria da Funasa. "Estamos trabalhando buscando parcerias para trazer cada vez mais benefícios para nossa população e essa parceria com a Funasa é uma ação de fundamental importância para as comunidades. A água que já está saindo dessas torneiras está dentro dos padrões de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde, e isso representa mais saúde", destacou o prefeito, Elias.
A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja em potável para o consumo humano em comunidades rurais.
O projeto Salta-Z é uma parceria da FUNASA e Governo Municipal de Jacaraú, que já se encontra nos ajustes finais para entrega a população e as análises tiveram bons resultados, dessa forma levando água potável para a comunidade do Jatobá, zona rural, da cidade de Jacaraú.
O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.
O prefeito Elias Costa, acompanhado do vice-prefeito Márcio Aurélio e secretário de infraestrutura, Claudemir Costa, estiveram no sítio Jatobá para conferir o processo final de testes do projeto, ele agradeceu o empenho da equipe atuante no processo de instalação do sistema e a parceria da Funasa. "Estamos trabalhando buscando parcerias para trazer cada vez mais benefícios para nossa população e essa parceria com a Funasa é uma ação de fundamental importância para as comunidades. A água que já está saindo dessas torneiras está dentro dos padrões de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde, e isso representa mais saúde", destacou o prefeito, Elias.