Atualizado em: 6 de dezembro de 2022 às 16:54h
Encontre o que você precisa aqui:

Governo de Jacaraú realiza mais uma etapa do projeto de cajucultura em parceria com a Embrapa-CE.

Chefia de GovernoSecretaria de AdministraçãoSecretaria de Agricultura e Desenvolvimento EconômicoSecretaria de Cultura e TurismoSecretaria de Desenvolvimento Social e HumanoSecretaria de EducaçãoJornada Pedagógica 2021Secretaria de EsportesSecretaria de Finanças e PlanejamentoSecretaria de InfraestruturaSecretaria de Meio AmbienteSecretaria de SaúdeSecretaria de Transporte e Mobilidade Urbana

Autor: Assessoria

Governo de Jacaraú realiza mais uma etapa do projeto de cajucultura em parceria com a Embrapa-CE.

Sequenciando mais uma etapa do fortalecimento do projeto da cajucultura no município, o Governo Municipal de Jacaraú em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical promoveu na manhã desta terça-feira (17) o plantio de clones do cajueiro-anão precoce no sítio Bica, localizado no distrito do Timbó. Esta etapa faz parte do projeto de sustentabilidade da cultura […]

17/05/2022 11h12 Atualizado há 7 meses atrás

Sequenciando mais uma etapa do fortalecimento do projeto da cajucultura no município, o Governo Municipal de Jacaraú em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical promoveu na manhã desta terça-feira (17) o plantio de clones do cajueiro-anão precoce no sítio Bica, localizado no distrito do Timbó.

Esta etapa faz parte do projeto de sustentabilidade da cultura do caju e da castanha no município. Com os esforços da prefeitura, os agricultores terão a oportunidade de otimizar a comercialização de um dos produtos mais rentáveis de Jacaraú.

Com o apoio e orientações dos profissionais da Embrapa, o cultivo dessa espécie de cajueiro tem uma previsibilidade promissora para os agricultores locais. O município conta com quatro unidades de referência tecnológica, onde estão sendo cultivadas 204 mudas de caju adaptadas às condições de cada região.

As propriedades beneficiadas estão recebendo clones das variedades CCP-76, Embrapa 51 e BRS 226, que são melhoramentos desenvolvidos na unidade da Embrapa. A implantação das URT’s marca o início da fase de campo do projeto, que deverá contar com 4 anos de acompanhamento pela empresa de pesquisa.

O evento contou com participação do pesquisador Marlos Alves Bezerra, o analista João Bosco Cavalcante e o técnico Raimundo Nonato Martins, todos da Embrapa Agroindústria Tropical que abordaram vários aspectos ligados à cultura. Também contou com a presença do diretor da Faepa, Carlos Alberto e do superintendente do Senar, Sérgio Martins.

“Consideramos que é a partir do quarto ano que começa a alcançar melhores níveis de produção. Por isso, vamos realizar esse acompanhamento durante o período e ao longo dele, realizar capacitações para orientar os agricultores sobre aspectos diversos da cadeia, como a produção de mudas, controle de pragas, poda, entre outros”, destacou o coordenador da pesquisa, o cientista Marlos Bezerra.

O Sistema Faepa/Senar-PB é parceiro da iniciativa, na qual deverá oferecer treinamentos de formação profissional rural e também assistência técnica e gerencial aos produtores. “Colocamos o Senar à disposição para contribuir com o que for necessário para o desenvolvimento do projeto e dos produtores rurais da região”, resumiu o superintendente do Senar, Sérgio Martins.

O prefeito Elias Costa, o vice Márcio Aurélio, secretários e vereadores estiveram presentes no evento, comemorando mais uma grande conquista para o município. Também estiveram presentes os estudantes do curso técnico em agroecologia da ECIT Alzira Lisboa.

A cajucultura é caracterizada como uma das principais atividades da população de Jacaraú. “A cadeia produtiva da cajucultura é responsável por representar grande parte do potencial econômico da cidade, complementando a renda do agricultor. Hoje foi um dia histórico para nosso município, estamos plantando nosso futuro e muito felizes com mais um importante passo para o desenvolvimento de uma Jacaraú cada vez melhor.” enfatizou o prefeito Elias Costa.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support