Atualizado em: 6 de dezembro de 2022 às 16:54h
Encontre o que você precisa aqui:

60 anos da Comarca de Jacaraú são marcados com lançamento do livro sobre a unidade e homenagens.

Autor: Assessoria

60 anos da Comarca de Jacaraú são marcados com lançamento do livro sobre a unidade e homenagens.

Nesta sexta-feira (20), foi comemorado os 60 anos de instalação da Comarca de Jacaraú com homenagens e lançamento do livro sobre a história da unidade judiciária, com autoria do escritor e diretor do Fórum Cível de João Pessoa, juiz José Herbert Luna Lisboa. O livro tem 168 páginas distribuídas em três capítulos e aborda desde […]

20/05/2022 18h18 Atualizado há 7 meses atrás

Nesta sexta-feira (20), foi comemorado os 60 anos de instalação da Comarca de Jacaraú com homenagens e lançamento do livro sobre a história da unidade judiciária, com autoria do escritor e diretor do Fórum Cível de João Pessoa, juiz José Herbert Luna Lisboa.

O livro tem 168 páginas distribuídas em três capítulos e aborda desde a origem, a partir da própria história e desenvolvimento da então Vila de Mamanguape, passando pela formação e o legado histórico político e religioso de Jacaraú. Este é o volume 9, lançado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, da coletânea ‘Comarcas Paraibanas’.

O evento foi aberto pela Vice-Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que representou o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.

O juiz Herbert Lisboa ressaltou a satisfação de colaborar com o projeto e trazer parcela da história da Comarca de Jacaraú ao conhecimento de todos. “Contar a história de um lugar é uma forma de conectar as pessoas, de estimular os jovens à curiosidade da pesquisa sobre a historiografia local e de lembrar que todos estamos vinculados a uma raiz social e cultural de um povo, de um lugar”, disse o diretor do Fórum Cível da Capital.

Ainda de acordo com o autor, a obra lançada é um pequeno apontamento da história da Comarca de Jacaraú e que ele espera que sirva de base para estudos complementares no futuro, de modo que alguém possa dar seguimento a referências históricas, com a expansão de registros de fatos e de pessoas. “De maneira leve, tenta-se levar o leitor a um passeio rápido pela história do Brasil, da Paraíba e da Região da qual integra a Comarca de Jacaraú, ou seja o Vale do Mamanguape”, afirmou.

Ainda em comemoração foi realizado uma cerimônia de entrega dos Títulos de Cidadão dos Municípios de Jacaraú, Pedro Régis, Lagoa de Dentro e Curral de Cima para o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e os Desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque e Leandro dos Santos, além do Desembargador aposentado José Aurélio da Cruz.

As outorgas aprovadas pelas quatro Câmaras de Vereadores aos magistrados foram em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados às municipalidades. A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Jacaraú, Sérgio Alves de Carvalho.

O evento contou com a presença dos prefeitos da comarca, do diretor do Fórum, juiz Eduardo Roberto de Oliveira Barros Filho; além de demais vice-prefeitos, vereadores, magistrados, advogados, familiares, diretores e servidores da Justiça.

Durante a solenidade, o vereador Sérgio Carvalho destacou os relevantes serviços prestados pelos desembargadores do TJ à Comarca de Jacaraú e aos municípios atendidos pela unidade judiciária. “A Câmara Municipal de Jacaraú, assim como as demais, está feliz em outorgar esses títulos de cidadão”, disse o parlamentar. Para o prefeito de Jacaraú, Elias Costa, a entrega dessas outorgas é o reconhecimento dos serviços prestados pelos desembargadores, que tanto contribuíram para a Comarca. Ainda foram agraciados com as outorgas, o presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg), tabelião Germano Toscano, o padre Antônio Monteiro e o sargento José Francisco de Oliveira Filho.

O Desembargador aposentado José Aurélio destacou que tem uma história com os municípios que fazem parte da Comarca de Jacaraú. “Esse reconhecimento demonstra a sensibilidade dos prefeitos, dos vereadores e do povo, no trabalho que temos desenvolvidos em prol dessas municipalidades ao longo dos anos. Estou emocionando em receber essas honrarias, já que sou filho natural de Jacaraú” enfatizou.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support