Atualizado em: 1 de dezembro de 2023 às 16:38h
Encontre o que você precisa aqui:

Secretaria de Cultura e Turismo

Autor: Assessoria

2ª Conferência Intermunicipal de Cultura, do Brejo e Vale do Mamanguape é realizada

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura” gestores e fazedores de cultura, debateram políticas públicas de cultura, definindo prioridades e diretrizes que irão nortear e proporcionar meios para o desenvolvimento da cultura da região.

27/09/2023 10h13 Atualizado há 2 meses atrás

As cidades de Jacaraú, Mamanguape, Duas Estradas, Lucena, Rio Tinto, Pedro Régis, Marcação, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Lagoa de Dentro, realizaram a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura do Brejo e Vale do Mamanguape (CINC) em parceria com a UFPB. O evento ocorreu no dia 26 de setembro no auditório do Campus IV, na cidade de Mamanguape.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura” gestores e fazedores de cultura, debateram políticas públicas de cultura, definindo prioridades e diretrizes que irão nortear e proporcionar meios para o desenvolvimento da cultura da região.

Um importante espaço aberto para discussões que foram realizados em grupos em torno de seis eixos temáticos:

1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;

3 – Identidade, Patrimônio e Memória;

4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Para cada eixo, foram apresentadas propostas de relevância dentro da temática, as quais foram aprovadas na Plenária Final e serão encaminhadas por meio do Relatório Final ao Estado.

Na conferência, também foi realizada a eleição dos delegados com titular e suplente, para participarem da 4ª Conferência Estadual de Cultura. Estiveram presentes prefeitos e prefeitas da região, vice-prefeitos, secretários, representantes da UFPB, da Funjope e do Ministério da Cultura.

A secretária de cultura, Rafaela Soares, comentou sobre a relevância da conferência. “O encontro proporcionou a troca de experiências, debates e discussões acerca de políticas culturais, incentivos, preservação do patrimônio histórico e artístico na região, essa conferência foi mais um passo importante para o fortalecimento da cultura na região do Vale do Mamanguape e Brejo” disse.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support