quarta, 28 de outubro de 2020 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

COVID-19: JACARAÚ PASSA PARA BANDEIRA AMARELA EM NOVA AVALIAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO.

Por Governo Municipal de Jacaraú - 14/07/2020




O Governo do Estado da Paraíba, criou um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos, devido a pandemia da Covid-19. De acordo com as avaliações, estamos gradualmente obtendo cores mais amenas, de vermelho para laranja, e nesta terceira avaliação, Jacaraú reduziu para bandeira amarela, o que representa um nível de mobilidade reduzida, que restringe o funcionamento de atividades que representam maior risco para o controle da pandemia. Mas é importante lembrar que, mesmo com o novo protocolo, deve-se continuar fazendo as medidas preventivas, como utilizar máscara, respeitar as medidas de higiene e de prevenção, como lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e, se possível, ficar em casa.

O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.


A mudança mostra que as ações da Vigilância em Saúde, estão surtindo efeito, segundo o Secretário de Saúde do município, Hermano Cruz. “O fato que fez Jacaraú ir da bandeira laranja para a amarela foi a melhora dos indicadores”. O secretário atribui a melhora ao trabalho e empenho coletivos da população e comerciantes, seguindo as solicitações e entendendo as restrições, como o uso de máscara e o isolamento social. “Agora nosso trabalho vai ser no sentido de avançar para a bandeira verde”, disse Hermano.

O Governo Municipal de Jacaraú, por meio da Secretaria de Saúde vem trabalhando em diversas ações nos últimos meses, com distribuição de mais de 7 mil máscaras, houve o fechamento parcial dos comércios não essenciais, desinfecção de ambientes públicos, realização de barreira sanitárias educativas, ações de orientação nas feiras, entregas de kits de prevenção nos sítios, kits de remédios para pacientes, orientações de informações pelos canais oficiais da gestão, rádios e carro de som, testagem, entre outros. 


A partir da nova classificação do município, o prefeito Elias Costa, chamou para uma reunião no Gabinete, integrantes do comitê de enfrentamento, como faz toda segunda-feira, para fazer mais uma avaliação da situação no município e adequações dentro da lista de atividades que podem funcionar, de acordo com o protocolo criado pelo Governo do Estado. O prefeito Elias agradece a toda população pela colaboração do isolamento social, e salienta ainda, que a população deve continuar respeitando as regras de prevenção para que na próxima avaliação, Jacaraú possa chegar à bandeira verde.

Confira mais informações sobre o protocolo do Novo Normal, pelo site: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb

 






© Prefeitura Municipal de Jacaraú de Jacaraú/PB 2019, Todos os direitos reservados