terça, 26 de maio de 2020 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

Aulas remotas em Jacaraú já atingem uma média de 70%alunos.

Por Governo Municipal de Jacaraú - 07/05/2020

O município de Jacaraú iniciou o trabalho com aulas não presenciais assim que houve a suspensão das aulas físicas, devido à pandemia do novo Corona Vírus. Diante da imprevisibilidade da situação, a Secretaria Municipal de Educação criou um planejamento estratégico ainda durante o mês de março, o qual começou a ser implementado no mês de abril.

“Embora ainda não pudessem ser consideradas como horas/aula para efeito de cumprimento do calendário escolar, essas primeiras atividades foram fundamentais para que secretaria, gestores, coordenadores, professores, alunos e famílias começassem a interagir de outras formas, diferentes das habituais. As mídias sociais foram muito importantes nesse processo de reorganização da prática educativa e podemos dizer que todos nós aprendemos muito nesse período”. Disse a secretária, Maria Verônica.

Professores e alunos estão sendo acompanhados e auxiliados para tentar minimizar os impactos provocados pelo isolamento social e, mais do que nunca, a participação ativa da família na aprendizagem dos estudantes é imprescindível.

“Sabemos que a situação é muito difícil para todos, inclusive porque não estamos tão familiarizados com a tecnologia e nem todos têm acesso aos recursos tecnológicos. Por isso estamos também organizando outros meios para alcançarmos o máximo possível de alunos, o que inclui a elaboração de apostilas com orientações e atividades a serem retiradas pelos responsáveis nas escolas em datas e horários pré-agendados, evitando aglomerações”, frisou a Secretária.

Com o aval do Conselho Nacional de Educação que, no dia 28 de abril do corrente ano, regulamentou a utilização de atividades remotas como horas/aula, o planejamento do município foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e segue como documento norteador para que cada escola elabore o seu Plano de Ação, respeitando-se a realidade de cada instituição de ensino e com foco nos contextos de cada comunidade.

Vale destacar que o conceito de aula remota é bastante amplo, não dizendo respeito apenas ao uso da internet, mas a toda metodologia de aula dada fora do espaço físico escolar. Isto é, as aulas poderão ser ministradas pelos nossos profissionais, de forma síncrona ou assíncrona, através de vários meios: livros didáticos, apostilas, podcasts, redes sociais, Whatsapp, videoaulas, entre outros.

Por esse motivo, embora as orientações sejam as mesmas para toda a rede municipal de ensino, cada escola é livre para aproveitar-se daquilo que melhor couber a sua realidade. A Secretaria de Educação disponibiliza os meios, mas o direcionamento personalizado é dado pela escola.

Além das aulas remotas, outra iniciativa para estimular os alunos a manterem as atividades de leitura e escrita é a reabertura da biblioteca municipal, que passará a atender remotamente, por meio do telefone. Dessa forma, a população poderá informar-se sobre o acervo, reservar o livro e passar em determinado horário apenas para busca-lo e devolvê-lo.

A Secretaria de Educação também adquiriu 550 livros da educação infantil para distribuir para os alunos da rede municipal de ensino, que irá auxiliá-los durante o período de isolamento, causado pela pandemia do novo coronavírus. A distribuição foi feita nas escolas e a entrega está sendo feita pelas unidades escolares, aos pais ou responsáveis pelos alunos, de maneira escalonada para evitar aglomerações.

Sobre mais essa estratégia de enfrentamento à pandemia, o prefeito, Elias costa, afirma:

“Estamos trabalhando incansavelmente pelo bem estar da população. Não está sendo fácil e ninguém achou que seria, mas tenho certeza que sairemos mais fortalecidos dessa crise enquanto seres humanos. Gostaria de agradecer a cada um pelo esforço e dedicação para ajudar e proteger nossa população, mantendo até agora nosso município sem casos confirmados da doença.