sábado, 30 de maio de 2020 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

PNAE: PREFEITURA DE JACARAÚ REALIZA CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Por Governo Municipal de Jacaraú - 27/02/2020

A Prefeitura de Jacaraú, realizou nesta quinta-feira (27), uma Chamada Pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a Lei nº 11.947/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades. E um dos principais objetivos dessa aquisição é valorizar e contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, além da oferta de uma alimentação mais saudável para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Durante a chamada pública, 29 produtores rurais do município, organizados por meio de associações ou cooperativas, se habilitam para o PNAE.

Segundo Rogério Oliveira, técnico agrícola da secretaria de agricultura e comércio de Jacaraú, o PNAE tem o objetivo de fortalecer a agricultura local, incentiva o plantio e a diversificação rural e gera emprego e renda para o produtor rural. Já os alunos da rede pública de ensino têm alimentos de qualidade. “Hoje foram contratados 27 itens a 29 agricultores, como feijão, macaxeira, laranja, banana, abacaxi, goiaba e uma diversidade de hortaliças. A gestão Elias Costa, vem a cada ano comprando mais que os 30% do valor da merenda aos agricultores, pois valorizar a agricultura familiar é investir no desenvolvimento econômico de Jacaraú”.

A nutricionista, Monique Carvalho, da Secretaria de Educação, enfatizou que em mais um ano, vem sendo realizado a chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar local destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Para mim, é um grande prazer, essa valorização da produção familiar, fortalecendo a economia local e a ampliação  da oferta de alimentos de qualidade, sazonais, variados, seguros, que respeitam a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis. Este encontro - da alimentação escolar com a agricultura familiar - tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública municipal”, disse.