sexta, 15 de novembro de 2019 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil.

Por Ary Mendonça - 19/09/2019

A prefeitura de Jacaraú, por meio da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (19), o Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil. Participaram do evento, o prefeito Elias Costa, secretários, vereadores, autoridades da região, servidores públicos, representantes da sociedade civil, escolas municipais, estaduais, particulares e a comunidade Jacarauense.

O desfile teve como tema “Preserve: O planeta está em nossas mãos”, que além do ato cívico, buscou contribuir para a sensibilização da população Jacarauense no que tange à consciência ecológica e à educação ambiental, dando continuidade às ações previstas no plano de ação municipal dos resíduos sólidos e complementando as atividades já desenvolvidas pelas escolas ao longo do ano. Com o objetivo de mostrar que é possível o homem interagir com o meio ambiente de forma sustentável, promovendo um crescimento econômico responsável que não aconteça em detrimento da qualidade de vida na terra.

Ao som de várias bandas marciais, a população prestigiou o desfile que contou com apresentações das creches municipais, das escolas municipais, estaduais e particulares, que abordaram diversos temas, tais como: A preservação, o quatro elementos, hinos do Brasil, de Jacaraú e a literatura que exaltam a natureza, o meio ambiente e vida na terra, manguezais, o planeta água, biomas, os animais, desmatamento, poluição do solo, das águas, atmosférica, sonora e visual, catástrofes naturais, povos e comunidades tradicionais, ativismo ambiental, ONGs de defesa do meio ambiente, tecnologia a favor do meio ambiente, reflorestamento, agricultura sustentável, sustentabilidade e apresentações dos projetos desenvolvidos nas escolas.

Contou também com apresentações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), os Desbravadores e homenagens aos catadores, agentes de limpeza, projeto reciclo, as mulheres arteiras e guerreiras, corpo de bombeiros e agentes de trânsito.

A secretária de Educação, Verônica Damascena, agradeceu aos participantes que se envolveram nas apresentações e na organização do desfile. ‘‘O Desfile Cívico já faz parte da agenda anual aqui no município, que tem o envolvimento e a participação de cada munícipe que esteve participando, todo ano trazemos um tema para abrilhantar o desfile, e este ano com um tema muito pertinente que veio com o intuito de promover o debate produtivo que envolverá toda a comunidade escolar e, consequentemente, todo o município no desenvolvimento de ações sustentáveis, possibilitando relevantes mudanças comportamentais que começam em casa, aprofundam-se na escola e consolidam-se na sociedade, estimulando, dessa forma, o exercício da cidadania.

O prefeito Elias Costa se disse orgulhoso e feliz de ver a participação da sociedade. “Com muita alegria e orgulho estamos celebrando, pelo terceiro ano, mais um desfile cívico, com um tema muito pertinente, alertando para a preservação do planeta, expressando também todo o respeito e o valor ao nosso país e suas instituições, pela alusão a independência do Brasil. Podemos ver as escolas, as gestões escolares, professores e alunos, organizações que representam nossa sociedade civil, demonstrando toda a dedicação nesta homenagem ao nosso país, celebrando a independência do Brasil e trabalhando tão bem a temática abordada com lindas apresentações”, declarou ele.