sexta, 15 de novembro de 2019 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

JACARAÚ ALCANÇA O MAIOR VALOR RECEBIDO EM RECURSOS DO IGD-M NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Por Ary Mendonça - 20/02/2019

Durante a gestão de Dayvis Souza como gestor municipal do Programa Bolsa Família e Coordenador do Cadastro Único, Jacaraú alcançou, em 2018, o maior valor anual recebido em recursos advindos do IGD (Índice de Gestão Descentralizada) até hoje computados em sua história — mesmo com o percentual de aumento reajustado pelo Governo Federal —, ainda, com maior quantidade de cadastro válidos e atualizados no Sistema Cadastro Único. Os dados podem ser encontrados no Sistema Único de Assistência Social do Governo Federal e qualquer cidadão poderá efetuar a busca, por período, através do link disponibilizado no final desta postagem.

O IGD-M, Índice de Gestão Descentralizada Municipal, é o índice utilizado para medir a qualidade das ações do município voltadas à gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, basicamente, entre as áreas da assistência social, saúde e educação. Esse conjunto de ações gera uma pontuação em relação ao teto de recursos que cada município pode receber advindos desse índice para serem utilizados cada vez mais em favor da gestão municipal. Esses recursos devem ser planejados, informados na prestação de contas e devidamente aprovados.

No período de sua gestão, Dayvis Souza também implementou algumas ações inéditas como a elaboração de uma cartilha sobre o Programa Bolsa Família com base nas maiores dúvidas dos beneficiários, incluindo dicas para um ótimo cadastro; a criação de um site exclusivo para o Bolsa Família, dando publicidade a diversos dados sobre o programa; um canal de denúncias sobre recebimento indevido do Programa Bolsa Família; além de outras ações como a promoção de capacitações para a equipe, descentralizando diversas tarefas; maior integração e participação entre as áreas da Assistência Social, Educação e Saúde etc.

Sobre o período de sua gestão, Dayvis Souza declara:

Atribuo os resultados, não só pelo índice alcançado, mas por todos os objetivos completados com sucesso, aos colegas das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde que colaboraram com compromisso e seriedade durante a gestão. Trabalhamos para melhorar a qualidade dos serviços e informar à população sobre seus direitos e deveres, de forma transparente e imparcial, sem cores nem partidos. Ter recebido o afago da população no dia a dia de trabalho foi o maior e melhor pagamento que pude receber, não apenas servindo-a — o que sempre foi e será nossa obrigação —, mas, além, como amigos. Desejo sucesso a toda sucessão, continuidade e prosperidade ao trabalho!

Para acessar os dados sobre os recursos do IGD-M, acesse o site oficial do Bolsa Família municipal pelo link:

Também é possível efetuar a busca, por período, pelo Sistema Único de Assistência Social do Governo Federal, acesse o link: